Mad City




Mad City  é um filme estadunidense de 1997 dirigido por Costa Gavras. No filme John Travolta e Dustin Hoffman dão um espetáculo de interpretação.O filme discute o poder dos Meios de Comunicação de Massa sobre a opinião pública, fazendo uma espécie de jogo com as emoções. O filme fala do poder e dos métodos de manipulação da mídia para favorecer os interesses de particulares, e da conquista de público cativo (audiência). Outro filme pouco conhecido e que também a influência da Mídia, é o longa alemão de 2012, The Fourty State.

Quarto Poder é uma expressão utilizada com conotação positiva de que a mídia (meios de comunicação de massa) exerce tanto poder e influência em relação à sociedade quanto os Três Poderes nomeados em nosso Estado Democrático (Legislativo, Executivo e Judiciário). A intenção de ilustrar a Mídia como Quarto Poder demonstra que, nos tempos atuais, a Imprensa tem servido de Cão de Guarda (termo utilizado pelo Jornalista Eugênio Bucci), para a sociedade. A Imprensa Brasileira acaba analisando, denunciando, investigando e levando à conhecimento do público, atos ilegais e ilícitos, corruptos e incorretos, em diversos setores, principalmente Político.
Regulação da mídia ocorre de formas distintas pelo mundo. Por exemplo, nos Estados Unidos regulam principalmente temas econômicos. Os Estados Unidos não têm uma Lei de Imprensa, e a regulamentação da mídia no país é feita por diferentes legislações.No caso das telecomunicações (rádio, TV aberta e a cabo, internet e telefonia móvel e fixa), a regulação está a cargo da Federal Communications Commission (Comissão Federal de Comunicações, ou FCC, na sigla em inglês), agência independente do governo criada em 1934.
A FCC se dedica principalmente a regular o mercado, com foco nas questões econômicas. O órgão é responsável por outorgar concessões.A propriedade cruzada de meios de comunicação é proibida. Assim, uma mesma empresa não pode ser proprietária de um jornal e de uma estação de TV ou de rádio na mesma cidade. Há também regras que impõem certos limites sobre o número de estações de TV e rádio que uma mesma empresa pode controlar em determinado mercado. Esses limites variam de acordo com o tamanho do mercado e têm o objetivo de impedir que um mesmo grupo controle totalmente a audiência em determinado local.

No caso do conteúdo, há no país o entendimento de que este deve ser regulado pelo próprio mercado e pela opinião pública. No entanto, a FCC age em casos de abuso, quando há a percepção de descumprimento de regras, como a que proíbe a exibição de cenas “indecentes” na TV.

E o que é cena indecente? O que a mídia chama de indecente ou violento? No filme temos uma narrativa interessante,  um repórter ansioso para voltar ao topo de sua carreira e um segurança recém demitido de um museu que, desesperado, tenta conseguir seu emprego de volta invadindo armado seu antigo local de trabalho. No vale tudo da notícia, o abuso da mídia sensacionalista recebeu como um prato cheio essa situação. 

Mídia vem se configurando como uma poderosa ferramenta formuladora e criadora de opiniões, saberes, normas, valores e subjetividades. Influenciando cada dia mais no comportamento das pessoas. Ela controla as compras, os gostos, objetos de desejo e, até mesmo, o modo como cada pessoa irá se vestir. Ela cria as demandas, orienta os costumes e hábitos da sociedade, além de definir estilos, bordões e discussões sociais. 
Mad City - um pai de família desesperado e que acaba realizando uma ação que só favorece a mídia que acaba ditando regras, para que ele proceda da maneira mais confortável para o ibope da emissora. 
Na verdade nem se importam com o ser humano que clama por ajuda e sim o tratam como um número favorável para cifras televisivas.Infelizmente(ou felizmente, para muitos) mídia dita tendências, os padrões de beleza,ídolos a serem seguidos, imprimem padrões de comportamento, ou seja, criam uma rede de zumbis. Os meios de comunicação em massa deveriam contribuir para a valorização da diversidade cultural, promoção dos direitos humanos, combate a todo tipo de violência(inclusive, aquela que eles promovem)esta deveria ser sua função primordial...

0 comentários:

Postar um comentário

"O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho." (Orson Welles)

 

Google+ Followers

Follow by Email