One Flew Over the Cuckoo's Nest


É um filme estado unidense de 1975, do gênero drama, dirigido por Miloš Forman, premiado cineasta, ator e roteirista.  Dois de seus filmes, One Flew Over the Cuckoo's Nest e Amadeus, estão entre os mais célebres filmes da história do cinema, e lhe deram o Oscar de melhor diretor.Um Estranho no Ninho é uma adaptação de um romance de Ken Kesey, e foi produzido pelo ator Michael Douglas.
"- Diga, acha que há algo errado com a sua cabeça?"
" - Nada. Sou uma maravilha da ciência moderna."
Randle Patrick McMurphy é um malandro que após ser preso, se finge de louco para ir para um hospital psiquiátrico e assim esquivar-se a uma porção de trabalhos forçados na prisão. Lá ele começa a influenciar os outros internos, e começa a sofrer oposição da cruel e sádica enfermeira Mildred Ratched.

 Enfermeira Ratched é uma sociopata e chefe administrativo no Salem, Oregon State Hospital, uma instituição para doentes mentais onde ela exerce o poder quase absoluto sobre o acesso dos pacientes aos medicamentos, privilégios e necessidades básicas como alimentação e higiene pessoal. Ela caprichosamente revoga esses privilégios sempre que um paciente a desagrada. Seus superiores fingem não ver o que a mulher faz na instituição, porque a ordem é mantida com os pacientes quietos, seja através de uso de antipsicóticos e anticonvulsivantes ou com a sua própria "terapia ", que consiste principalmente em humilhá-los. Seu maior sucesso é o suicida Bibbit Billy, que vive aterrorizado com ela e faz tudo o que diz. Quando o rebelde Randle McMurphy chega ao hospital, no entanto, sua ditadura é quase derrubada: ele desrespeita suas regras preciosas com impunidade, e inspira outros pacientes a segui-lo. Suas tentativas de levá-lo à submissão - em primeiro lugar, com ameaças e punições leves, depois com a terapia de choque - não são bem sucedidas, servindo apenas para alimentar o seu desafio.


Quando contrariada por algum dos pacientes, de forma sutil usa seus métodos de humilhação como punição. Ela se tornou um estereótipo do 'enfermeiro maldoso'. "E também se tornou popular metáfora para a influência corruptora do poder e autoridade em burocracias como a instituição para doentes mentais em que o romance é ambientado."
 

Ao assistirmos o filme, parece que  fazemos parte do hospital psiquiátrico,conseguimos rir e ao mesmo tempo sofrer com o sadismo presente no longa. Ainda temos coadjuvantes de peso, como Danny Devito, Christopher Lloyd e Brad Dourif.

"Agora, dizem que sou louco...porque não agi como vegetal. Não faz o menor sentido. 
Se isso é ser louco... então, sou doido, maluco, pirado. Nem mais, nem menos."

Porém, realidade dos hospitais psiquiátricos no Brasil, ainda é preocupante.
"Na ala feminina do São Vicente da Paula, havia pacientes deitadas no chão dos corredores ou no minúsculo pátio, próximas a poças d'água. Outras perambulavam - uma com a bíblia na mão, uma com as roupas rasgadas, uma seminua e outra que repetia à exaustão "eu vou morrer agora". Muitas reclamavam que tiveram seus objetos pessoais furtados por colegas. A cena seria esperada, não fosse por um detalhe: nenhum médico ou enfermeira supervisionava as internas. Uma das pacientes contou que agressões físicas entre as pacientes são comuns.A poucos metros dali, em uma sala reservada, havia uma enfermeira e duas auxiliares de enfermagem. As profissionais estavam separadas das pacientes por uma porta de ferro com apenas uma pequena fenda na altura dos olhos para a interação dos dois ambientes.estrutura física precisava ser melhor, com mais integração entre pacientes e médicos. Se um paciente se altera, pode agredir outro. " Jornal O Globo

Com falta de médicos, pacientes são atendidos em dias alternados, ainda com superlotação o serviço atende pacientes psiquiátricos durante o dia e, à noite, pacientes vão para casa. A dificuldade é que nem todos têm recursos para pagar o transporte diário. Outro empecilho está na própria mentalidade dos médicos.Lei enumera série de direitos do portador de transtorno mental. 

"O modelo humanizado de tratamento, apregoado na Reforma Psiquiátrica, está sendo posto em prática nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) - que hoje somam 1.620 em todos os estados. Os atendimentos ocorrem durante o dia, evitando as internações. O serviço também é direcionado a dependentes de álcool e drogas. As equipes de profissionais são formadas por médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e outros profissionais de saúde. Só nos CAPS, foram registrados, em 2010, 21 milhões de atendimentos ambulatoriais."
Jornal O Globo.Inaugurada com a Lei 10.216, de abril de 2001, a intenção da reforma psiquiátrica foi "redirecionar o modelo assistencial em saúde mental". O texto trata a internação hospitalar como exceção, e não como regra.A lei enumera uma série de direitos do portador de transtorno mental, tais como: acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde; ser tratada com humanidade e respeito; ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária; ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis; e ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental. No geral, um filme leve, emocionante, com cenas impactantes que garantem nosso entretenimento. Definitivamente, mais para coleção!





0 comentários:

Postar um comentário

"O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho." (Orson Welles)

 

Instagram

Seguidores

Fanpage