HORTON HEARS A WHO



Uma pessoa é sempre uma pessoa, não importa quão pequena ela seja.
Não é nenhum segredo nossa paixão por cartoons, animações e contos infantis.
Dr. Seuss - somos fãs! Mas, afinal de contas, quem foi Dr. Seuss?
Theodor Seuss Geisel (Springfield, 2 de março de 1904 — San Diego, 24 de setembro de 1991) foi um escritor e cartunista norte-americano, mais conhecido por seu pseudónimo, Dr. Seuss.
Publicou mais de 60 livros infantis, dentre eles "Horton Choca um Ovo", Lorax, "Como Grinch Roubou o Natal" e O Gato da Cartola. Foi o guionista do filme Design to Death", vencedor do Oscar de melhor documentário de 1947, escrito enquanto servia ao Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial.Serviu ao exército americano por vontade própria por odiar os nazistas. Ainda assim se revoltou com o tratamento que os americanos do pós-guerra tratavam os japoneses, o que o inspirou a escrever Horton e o Mundo dos Quem!. É ou não para ser fã de um 'cara' desses?

Horton e o Mundo dos Quem
Um filme animado estadunidense de 2008, baseado no livro de mesmo nome criado por Dr. Seuss, que também escreveu a história do Grinch. O filme contou com a direção de Jimmy Hayward e Steve Martino, e com as vozes de Jim Carrey e Steve Carell na versão original.
O filme foi um sucesso de bilheterias e críticas, e foi indicado ao Globo de Ouro de melhor animação.
O elefante Horton é um professor muito imaginativo e por isso é querido pelos filhotes dos animais da floresta, que se divertem com suas histórias. No entanto, isso causa desconfiança em algumas mães, principalmente a ardilosa e protetora Canguru. Certo dia, Horton pensa ouvir vozes em um minúsculo grão de pólen flutuando ao vento. Horton imediatamente espalha a notícia de que há um mundo microscópico no pequeno grão, que ele coloca numa flor. Os pais se revoltam e querem que ele pare com aquela história.
Porém, Horton estava certo e havia realmente um mundo lá: Quemlândia.
O prefeito de Quemlândia, nota coisas estranhas em sua cidade,como terremotos inesperados e mudanças no tempo.Ele tenta parar a comemoração do Centenário,mas é humilhado tanto tanto pelo presidente quanto pelo povo presente.
Dr. Seuss e Seus Livros
Dr. Seuss, procura manter uma postura bem didática em seus livros facilitando o aprendizado da leitura para às crianças. Outro aspecto interessante é o conteúdo moral com mensagens sobre respeito ao próximo, ao ambiente e aos animais. Em Horton e o Mundo dos Quem, Seuss nos mostra como o 'mundo' ardiloso, capitalista pode humilhar um ser vivo. Por outro lado, o personagem principal Horton, consegue lidar com todo tipo de 'pessoas', até com aqueles que pensam que ele é 'louco'. Horton, mantém o bom humor, a perseverança e a luta pelo seu ideal em ajudar o povo de Quemlândia. Outro destaque do filme/livro é o personagem Jojo(Filho do Prefeito de Quemlãndia) Jojo não quer seguir os passos do pai. E não consegue falar sobre isso. Passagem interessante: "...porque deixa dentro de tão pequeno corpinho uma enorme quantidade de sentimentos?" Jojo mostra um pouco sobre personalidade introspectiva e acaba surpreendendo todos, pois mesmo vivenciando uma relação conturbada com seu pai, seu sentimento ainda é o mais puro e altruísta de todos.Dr. Seuss, mostra em suas cores, frases e seus personagens 'quase' sempre semelhantes aos humanos em gestos, personas ou sentimentos, que mesmo em tempos modernos a verdadeira utopia do resgate, de sermos mais fraternais e pensarmos um pouco fora do nosso universo umbigo, ainda é o caminho.


0 comentários:

Postar um comentário

"O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho." (Orson Welles)

 

Google+ Followers

Follow by Email